Grá-Cruz da Ordem do Mérito Judiciário Militar

Condecoração de George Tavares

Novos tempos.
Um novo futuro.

O Escritório Tavares Advocacia e Consultoria Jurídica, localizado à Rua México, 41 – Grupos 1206/1207, no bairro do Centro do Rio de Janeiro-RJ, mantém a experiência e a tradição de seu sócio fundador, Dr. George Tavares, que durante mais de 50 anos se consagrou como um ícone da advocacia criminal, destacando-se ao defender presos políticos na época da ditadura militar, e por se dedicar à defesa da liberdade humana. Durante toda a trajetória profissional de George Tavares, tanto a criminalidade quanto a Justiça Criminal assumiram no Brasil feições diversas, havendo uma transformação nos delitos conforme as mudanças de valores socioeconômicos e políticos no país. Na década de 1950, nos glamorosos anos dourados, predominavam os homicídios passionais. A partir de então, George Tavares abrilhantou defesas de rumorosas e dificílimas causas criminais, como a chacina do Lins de Vasconcelos e o misterioso desaparecimento de Dana de Teffé. Atuou, ainda, na acusação do processo famoso, que provocou comoção nacional: Aída Cury, conseguindo a condenação dos réus. 

Destacou-se como advogado, em parceria com Antônio Evaristo de Moraes Filho, em vários casos de crimes políticos na ditadura militar, defendendo dentre muitos: os ex-presidentes da República Juscelino Kubitschek e Fernando Henrique Cardoso, o deputado federal Fernando Gabeira, Flávio Tavares, Nelson Werneck Sodré, Hélio Fernandes, Carlos Heitor Cony, Nelson Lott (neto do Marechal Teixeira Lott, que foi Ministro da Guerra no governo João Goulart), incluindo Nelson Rodrigues Filho (filho do grande dramaturgo e jornalista Nelson Rodrigues), militares, estudantes, jornalistas, intelectuais, artistas e guerrilheiros.

Embora com escritórios separados, George Tavares e Antônio Evaristo de Moraes Filho formaram uma das bancas de advocacia criminal mais conceituadas e tradicionais, talvez a de maior duração no Rio de Janeiro e em todo o país. Atuaram nas auditorias do Exército, Aeronáutica e Marinha, além dos Tribunais do Júri e Tribunais Superiores (Superior Tribunal Militar e Supremo Tribunal Federal), travando memoráveis embates forenses de repercussão nacional e internacional, como o caso do ex-líder nazista Franz Stangl. Nos 60 e 70, a dupla integrou um grupo seleto de advogados que se empenhou na defesa dos direitos humanos, em duros confrontos com o Estado autoritário, correndo riscos de serem mortos pelo governo militar. Muitos foram sequestrados, por conta dos serviços profissionais prestados, como George e Evaristo e outros.

Início de uma
trajetória jurídica
de sucesso

Brilhantismo e expertise jurídica conquistados ao longo de toda sua trajetória na advocacia criminal. Sempre na luta e defesa dos Direitos Humanos.

tavares00

Com a Nova República, George Tavares foi convidado por Tancredo Neves para ocupar o cargo de Procurador-Geral da Justiça Militar, em 1985, pois o futuro Presidente da República pretendia fazê-lo Ministro no STM (Superior Tribunal Militar) na primeira vaga que houvesse, tendo em vista sua trajetória de vida na defesa da advocacia política. Posteriormente, ao tomar posse como Procurador da Justiça Militar, formulou um parecer pelo desarquivamento do inquérito que investigava a explosão da bomba do Riocentro. Entretanto, o caso acabou sendo arquivado definitivamente pelos Ministros do STM. Após passar oito meses no cargo, George Tavares voltou ao seu escritório mantido por sua filha, Kátia Rubinstein Tavares, com a incumbência de defenderem os empresários acusados pelo naufrágio do Bateau Mouche IV.

Nos anos 90, George Tavares e Kátia Rubinstein Tavares atuaram no maior escândalo ocorrido na época: a da Bolsa de Valores de São Paulo e Rio de Janeiro, ou seja, o caso chamado Naji Nahas. Depois, foram advogados do ator Guilherme de Pádua, acusado de matar Daniella Perez, atriz da Rede Globo de televisão. Enfrentaram o desafio do caso da tragédia ocorrida no réveillon de 2000/2001, com a explosão dos fogos de artifícios na orla de Copacabana, atingindo centenas de pessoas, ao prestar assistências jurídicas aos sócios de uma das empresas que promoviam o evento.

Posteriormente, pai e filha assumiram papel de vanguarda em casos de grande repercussão nacional. Ao longo dos anos, o escritório Tavares Advocacia e Consultoria Jurídica acumulou várias vitórias em casos complexos, como cassações, prisões ilegais e condenações injustas, influenciando a jurisprudência dos Tribunais Estaduais, Militares, Regionais Federais e Superiores. Após o falecimento do seu sócio fundador, George Tavares, no ano de 2014, sua filha Kátia Rubinstein Tavares reestruturou e modernizou o escritório, ampliando as suas áreas de atuação. Atualmente, o escritório se dedica às áreas criminal, empresarial e cível.

Entre em contato conosco e saiba como nós podemos lhe ajudar

Ligue (21) 98766-8937 / (21) 97953-2202

Preencha o formulário abaixo e

Fale com nossa equipe