SERVIÇOS / DIREITO DA INFÂNCIA E DA ADOLESCÊNCIA

Atos inflacionados análogos a crime
(Justiça da Infância e Adolescência)

Atos inflacionados análogos a crime
(Justiça da Infância e Adolescência)

ÁREA DO DIREITO: DIREITO DA INFÂNCIA E DA ADOLESCÊNCIA

Relacionado: Ato Infracional Análogo a Crime, Ato Infracional Análogo a Infração Penal, Ato Infracional Equiparado a Crime, Ato Infracional Equiparado a Infração Penal, Infração Análoga a Crime, Infração Equiparada a Crime

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Lei nº 8.069/90, prevê, em seu artigo 103, que considera-se ato infracional a conduta descrita como crime ou contravenção penal.

No entanto, nem toda conduta que se assemelha a um crime ou a uma contravenção penal é, necessariamente, um ato infracional. Isso porque o ECA também prevê, em seu artigo 104, que não se considera ato infracional a infração penal cuja prática não configure ato infracional previsto neste Estatuto.

A doutrina e a jurisprudência entendem que os atos inflacionados análogos a crime são aqueles que, embora não sejam idênticos a um crime ou a uma contravenção penal, possuem características semelhantes. Esses atos são considerados infracionais, mas são punidos com medidas socioeducativas, que têm um caráter pedagógico e protetivo, e não com penas privativas de liberdade.

Alguns exemplos de atos inflacionados análogos a crime são:

• Atos praticados com violência ou grave ameaça, como a ameaça, a injúria, a calúnia e a difamação.
  • Atos praticados com abuso de autoridade, como o abandono de incapaz, o maus-tratos e a exploração do trabalho infantil.
  • Atos praticados com intuito de lucro, como o furto, o roubo e o tráfico de drogas.

A investigação e o processo dos atos inflacionados análogos a crime são de competência da Justiça da Infância e da Juventude.

Com mais de 50 anos de experiência, o escritório Tavres Advocacia e Consultoria Jurídica é especializado em ações que envolvem Atos inflacionados análogos a crime (Justiça da Infância e Adolescência). Estamos localizados na Rua México, 41, Grupo 1206/1207, no centro do Rio de Janeiro.
Entre em contato conosco e saiba como nós podemos lhe ajudar com sua ação que envolve

Atos inflacionados análogos a crime (Justiça da Infância e Adolescência)