Os Crimes Contra a Ordem Tributária, Econômica e Relações de Consumo são aqueles que atentaram contra a ordem econômica, financeira ou social do Estado, contra a ordem tributária ou contra as relações de consumo.
Ordem Tributária
A ordem tributária é o conjunto de princípios e normas que regem a arrecadação de tributos. Os Crimes Contra a Ordem Tributária são aqueles que visam sonegar ou fraudar o pagamento de tributos.
Alguns exemplos de Crimes Contra a Ordem Tributária são:
- Omissão de informação ou declaração falsa às autoridades fazendárias;
- Fraude à fiscalização tributária;
- Falsificação ou alteração de nota fiscal, fatura, duplicata ou outro documento relativo à operação tributável;Elaboração, distribuição, fornecimento, emissão ou utilização de documento que saiba ou deva saber falso ou inexato.
Ordem Econômica
A ordem econômica é o conjunto de princípios e normas que regem a atividade econômica. Os Crimes Contra a Ordem Econômica são aqueles que buscam prejudicar a livre concorrência ou a livre iniciativa.
Alguns exemplos de Crimes Contra a Ordem Econômica são:
- Cartéis;
- Abuso de posição dominante;
- Concorrência desleal;
- Concorrência predatória.
Relações de Consumo
As relações de consumo são aquelas estabelecidas entre consumidores e fornecedores de bens ou serviços. Os Crimes Contra as Relações de Consumo são aqueles que visam prejudicar os consumidores.
Alguns exemplos de Crimes Contra as Relações de Consumo são:
- Venda de produtos ou serviços com vício de qualidade ou quantidade;
- Omissão de informação ou publicidade enganosa;
Abuso de direito; - Extorsão.