SERVIÇOS / DIREITO PENAL

Evasão de Divisas e Lavagem de Dinheiro

ÁREAS DO DIREITO: DIREITO PENAL, DIREITO PENAL ECONÔMICO, DIREITO FINANCEIRO

Relacionado: Remessa Ilegal de Recursos, Evasão Fiscal, Ocultação de Recursos No Exterior, Operações Financeiras Ilícitas, Branqueamento de Capitais, Movimentação Financeira Suspeita, Corrupção Financeira, Transações Fraudulentas, Crimes de Colarinho Branco, Transferências Clandestinas de Recursos

A evasão de divisas e a lavagem de dinheiro são práticas ilegais que têm impacto significativo no sistema financeiro e na economia global. A evasão de divisas refere-se à transferência ilegal de recursos financeiros para o exterior, com o intuito de burlar controles cambiais e fiscais, muitas vezes associada a atividades ilícitas, como corrupção, fraude e sonegação fiscal. Por sua vez, a lavagem de dinheiro envolve a dissimulação da origem ilícita de recursos, por meio de operações financeiras complexas e aparentemente legítimas, com o objetivo de integrar esses recursos ao sistema financeiro de forma aparentemente legal.

A evasão de divisas e a lavagem de dinheiro são temas que se enquadram no âmbito do Direito Penal, em particular no contexto do Direito Penal Econômico e do Direito Financeiro. O Direito Penal Econômico aborda essas práticas como condutas criminosas que violam a ordem econômica e financeira, sujeitas a sanções penais, enquanto o Direito Financeiro trata das normas e regulamentações que visam prevenir e combater essas atividades ilícitas, incluindo os mecanismos de controle e fiscalização do sistema financeiro.

Além disso, a evasão de divisas e a lavagem de dinheiro também têm conexões com outras áreas do direito, como o Direito Tributário, o Direito Internacional, o Direito Bancário e o Direito Regulatório. O Direito Tributário trata das questões fiscais relacionadas à evasão de divisas, enquanto o Direito Internacional aborda as dimensões transnacionais dessas práticas. O Direito Bancário e o Direito Regulatório estabelecem as normas e regras que visam garantir a integridade e a transparência do sistema financeiro, incluindo a prevenção e o combate à lavagem de dinheiro.

Com mais de 50 anos de experiência, o escritório Tavres Advocacia e Consultoria Jurídica é especializado em ações de Evasão de divisas e lavagem de dinheiro. Estamos localizados na Rua México, 41, Grupo 1206/1207, no centro do Rio de Janeiro.
Entre em contato conosco e saiba como nós podemos lhe ajudar com sua ação de

Evasão de divisas e lavagem de dinheiro